quarta-feira, 7 de janeiro de 2009

Só para matar a curiosidade: MANIÇOBA? QUE RAIO DE SOBRENOME É ESTE?

Pois é... por muito tempo achei um sobrenome esquisito também... depois descobri que era o nome de um prato típico nordestino e paraense, feito com as folhas da mandioca brava. Porém, a internet me possibilitou descobrir familiares pelo Brasil afora e até encontrei a árvore genealógica da família desde o século XVI, quando alguns portugueses, com sobrenome Gomes de Sá, desembarcaram no Brasil.

Acontece que meus antepassados sempre viveram em Floresta do Navio ou Floresta de Pageú, atual município de Floresta, no sertão pernambucano. Mas, por motivos pouco conhecidos - alguns historiadores dizem que por perseguição política, um antepassado registrou toda sua prole com os sobrenomes Pereira e Maniçoba. Isto ocorreu em meados de 1800. De lá para cá a família Maniçoba proliferou... mas ainda tenho muitos parentes com sobrenome Gomes de Sá, como minha avó e bisavó.

O que importa é que agora tenho subsídios para encarar os engraçadinhos de plantão, que insistem em fazer piadinhas com meu sobrenome e antecipo: gosto muito do sobrenome Maniçoba, tenho muito orgulho de ser Maniçoba e todos os Maniçoba são "gente boa".

4 comentários: